Vereadores rejeitam nomes indicados pelo prefeito à reitoria da UniFai
Nossa Lucélia - 22.06.2021
Rejeição das indicações teve votos de três partidos com representação na Câmara Municipal
ADAMANTINA - Uma votação histórica na noite desta segunda-feira (21) na Câmara Municipal marcou a apreciação dos nomes indicados pelo prefeito Márcio Cardim (DEM) à reitoria do Centro Universitário de Adamantina (UnIFAI), para o mandato de quatro anos, que se inicia em 1º de julho próximo. Os nomes indicados pelo prefeito, dos professores doutores Vagner Amado Belo de Oliveira para reitor e Albanir Gabriel Borrasca para vice-reitor, foram rejeitados. A chapa obteve a segunda colocação na votação realizada pelo Conselho Universitário, quando da formação da lista tríplice enviada pela instituição de ensino à Prefeitura, com 6 votos.
Apesar de ferir a tradição de acolher o nome que encabeça a lista tríplice votada pela comunidade acadêmica, a decisão do prefeito é uma prerrogativa do chefe do poder executivo municipal assegurada em lei. A legislação não condiciona que o mais votado no Conselho seja indicado à reitoria, mas que a escolha do prefeito seja feita a partir dos nomes que constam da lista tríplice.
Porém, segundo a legislação local, a escolha do prefeito precisa ser referendada pela Câmara, que foi rejeitada nesta segunda-feira. Inicialmente a votação empatou. Os vereadores Hélio Santos (PL), Cid Santos (DEM), Riquinha do Bar (DEM) e Noriko Saito (PV) votaram pelo acolhimento à indicação do prefeito. Já os vereadores Aguinaldo Galvão (DEM), Rafael Pacheco (Podemos), Bigode da Capoeira (Podemos) e Alcio Ikeda (Podemos) votaram contra a indicação. No desempate, o presidente da Câmara, Paulo Cervelheira (PV) votou contrário aos nomes, permitindo assim o placar de 5x4.
COMO FICA - Com esse resultado, a situação inédita na história da autarquia exige agora novos desdobramentos, às pressas, já que o atual mandato termina no dia 30 de junho, quarta-feira da semana que vem. Com a rejeição da primeira indicação do prefeito, o mesmo deverá fazer nova indicação ao legislativo, considerando os nomes que fazem parte da lista tríplice elaborada por meio de votação no Conselho Universitário, e novamente submeter os nomes à Câmara Municipal.
Os demais nomes da lista tríplice são dos professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares, que obtiveram a primeira colocação na votação realizada pelo Conselho Universitário – 12 votos – e Marceli Moço Silva e Fábio Alexandre Guimarães Botteon, que foram indicados na votação da comunidade acadêmica para comporem o conjunto de três chapas eleitas.
JUDICIALIZAÇÃO? - A rejeição da indicação do prefeito pode eventualmente motivar questionamento judicial por parte do Poder Executivo ou da chapa recusada pelos vereadores. Na Justiça, o prefeito poderá reivindicar sua prerrogativa, como mantenedor da autarquia municipal de ensino.
AGUINALDO GALVÃO: INDEPENDÊNCIA - Uma das surpresas foi a posição do vereador Aguinaldo Galvão (DEM), mesmo partido do prefeito, que fez a leitura de uma declaração de voto e pediu que o mesmo seja transcrito na ata da sessão. Em sessões anteriores ele já havia sinalizado essa tendência. Nos últimos dias viveu muita tensão e pressão, e no voto em plenário marcou uma posição de independência. “Estou no meu terceiro mandato como vereador da Cidade Jóia, todos os mandatos pelo mesmo partido DEM/Democratas de Adamantina, partido este que inclusive tive a honra de presidir por três anos no nosso município. Pertencer a tal partido sempre me encheu de orgulho e boas lembranças, sabendo que sempre estivemos do lado da moralidade e do bem de toda a nossa comunidade. Entretanto em todas as minhas eleições sempre deixei claro a minha marca pessoal e que gosto de deixar como a mais evidente de todo o meu mandato, a independência, que jurei nesta mesma tribuna que agora ocupo, durante os meus três discursos de posse. Independência esta que me fez neste momento conversar com pessoas do mundo acadêmico, com pessoas da cidade, com diversos políticos, cidadãos e professores dessa nossa querida UniFAI. Durante essas conversas com essas pessoas, muitos desses meus eleitores e respeitados cidadãos adamantinenses lembramos, inclusive, da nossa batalha para que prevalecesse, desde o mandato do antigo prefeito Ivo Santos, a indicação de uma pessoa independente e autônoma para gerir a nossa UniFAI. À época defendi a indicação do conselho e não aceitaria sob hipótese alguma qualquer outra que não fosse a do atual prefeito Márcio Cardim. Agora continuo o mesmo vereador, o mesmo Aguinaldo Galvão. O conselho escolheu uma pessoa séria, capacitada com um vice já conhecido e querido por todos nós, que prestou grandes serviços à autarquia e que certamente, também somará com sua experiência, competência e honestidade. Meu voto aqui de modo algum é contra o professor Dr. Wagner que respeito, gosto e admiro e que acho que deverá continuar contribuindo com nosso município e nossa universidade. Meu voto neste momento é a favor da independência que sempre preguei, que sempre jurei em meu mandato como vereador e da legítima escolha do Conselho Universitário quem por doze votos a seis, fez a sua escolha. Assim, votarei pela rejeição da lista e esperamos logo uma indicação do escolhido pelo conselho universitário para que possamos sempre trabalhar pelo progresso do nosso município”, disse.
Fonte: Siga MaisVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |